Vários processos da gestão empresarial são executados de forma precária, imprecisa e intuitiva pelos empreendedores e seus associados na cadeia produtiva. Dados, informações e conhecimentos são produzidos, não relevados e eventualmente perdidos ou não valorizados para o aprimoramento das decisões futuras. A inteligência de mercado é um processo que merece ser bem estudado, pois seu potencial de geração de resultados
permanentes é imenso. Este livro, fruto de uma pesquisa de pósdoutoramento realizada no campo da Ciência da Informação, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apresenta as formas de estruturar o processo de inteligência de mercado para
setores empresariais, tornando-os mais aptos à competição estruturada, ao planejamento estratégico e às várias decisões empreendedoras como a implantação de sistemas de informação e de tecnologias emergentes como reais respostas aos desafios gerenciais.
Dentre as várias áreas de atuação empresarial com potencial benefício quando se adota a inteligência de mercado, principalmente observando-se este processo pela ótica auxiliar da Ciência da Informação, encontram-se o planejamento estratégico, as decisões referentes às frentes tecnológicas, como sistemas e dispositivos móveis, a logística de distribuição e, de forma destacada, o Marketing estratégico. A inteligência de mercado consolida-se, portanto, como processo estruturador que merece ser conhecido pelos gestores e pesquisadores, dada o grande escopo de sua aplicação no ambiente de negócios. A contribuição do campo científico da Ciência da Informação enriquece a visão executiva, produzindo um estudo com maior embasamento e qualidade, que amplia sobremaneira as chances de sucesso para que o leitor implante a inteligência de mercado em situações reais. Com a leitura deste
livro, o processo torna-se mais nítido e documentado, trazendo consigo as definições conceituais abordadas de forma abrangente e recomendações de ordem prática que buscam garantir tais objetivos de sucesso ao implantar a inteligência de mercado.