ok
A Empresa
 

 


Em fevereiro de 1975 nascia a Vasp, empresa dedicada à distribuição de publicações, cuja origem ficou relacionada com as dificuldades sentidas pelo semanário Expresso (atualmente o jornal de maior circulação em Portugal) na sua distribuição.
Naquela época, o Expresso utilizava a estrutura de distribuição de um jornal diário para chegar aos pontos de venda. Por motivações políticas, houve a tentativa de através da distribuição do jornal conseguir-se o que os leitores até então não tinham permitido: criando dificuldades financeiras, decorrentes de uma distribuição que prejudicava o jornal e colocava em perigo a viabilidade do projeto. Era necessário encontrar uma alternativa.

O empresário Plácido Sotto, com uma vida profissional até então ligada ao mundo da imprensa, foi encorajado a avançar com a constituição de uma empresa dedicada à Distribuição de Publicações. O primeiro título a ser distribuído pela Vasp acabaria por ser o semanário Tempo, juntando-se a este, três meses mais tarde, o Expresso.

As circunstâncias associadas ao seu nascimento acabariam por influenciar ao longo de toda a sua história o posicionamento da Vasp enquanto Distribuidora de Publicações. Ao constituir-se como um agente que permite a concretização, através da Venda, de projetos editoriais de qualidade, permite também por essa via aos leitores aceder a esses produtos no mercado. A Vasp assume-se, assim, como um elo fundamental na sociedade Portuguesa, tanto na criação de condições para o exercício dos direitos de cidadania de cada um como para a liberdade de expressão da Imprensa.

Desde o seu arranque, a Vasp foi progressivamente alargando o seu portfólio de Editores e Títulos. Um marco fundamental neste processo terá sido o aparecimento, em 1979, do diário Correio da  Manhã (atualmente o jornal diário líder em circulação e audiências em Portugal), a que se juntou algum tempo depois a revista das Seleções do Reader's Digest.

Quase uma década após o arranque da empresa, e após os primeiros tempos de verdadeiro heroísmo, chegava agora o momento de aumentar o nível de profissionalização da Gestão e de toda a organização. Em 1984, os quatro Editores de referência da Vasp - Expresso, Tempo, Correio da Manhã e Seleções do Reader's Digest - passam a deter o controlo da empresa, dando lugar à contratação de uma estrutura composta por Gestores profissionais, os quais viriam a dar um novo impulso ao negócio e à  performance da organização.

Ao longo das décadas de 80 e 90, a Vasp foi construindo uma reputação no mercado baseada no profissionalismo e na fiabilidade do serviço prestado a todos os seus Editores, ao mesmo tempo que contribuía de forma pioneira para o próprio desenvolvimento do mercado de publicações.

A descentralização da sua estrutura logística e comercial, a informatização dos serviços, em paralelo com o desenvolvimento de novos canais de venda de publicações, como o Canal Hiper/Supermercados, foram apenas alguns dos muitos passos dados de forma segura e consistente.

Ciente da necessidade de estar permanentemente à altura dos desafios do mercado, e tendo consciência da necessidade de continuar a firmar a sua diferença face à concorrência, em 1997, a Vasp arrancou para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, o qual viria a ser distinguido pela APCER (a maior entidade Certificadora de Sistemas de Gestão da Qualidade, em Portugal) com a respetiva Certificação de acordo com a Norma ISO 9002, em Junho de 2000 (certificação que tem vindo progressivamente a ser renovada, encontrando-se hoje o Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a Norma ISO 9000).

Em 2001, os acionistas da VASP (Grupos IMPRESA e COFINA) estabeleceram um acordo com o Grupo LUSOMUNDO (do universo Portugal Telecom) com vista à concentração na VASP da atividade desta e da, até então, sua concorrente Deltapress. Do resultado desta concentração surgiu a maior Distribuidora de Publicações em Portugal, com um volume de negócio anual de cerca de 192 milhões de euros (valores de 2012).

Mantendo a inovação como preocupação central da sua atuação, a Vasp continuou no século XXI a marcar a sua diferença, mantendo um elevado ritmo de introdução de revoluções estruturais no mercado de Distribuição de Publicações em Portugal. A alteração da periodicidade de recolha das sobras dos jornais diários e revistas semanais do ciclo semanal para recolha diária – com todas as consequências daí decorrentes, na melhoria da fiabilidade e do timing de disponibilização da informação de vendas; a introdução de um Seguro de Crédito (denominado por “Garantia +”) como forma de assegurar uma melhor gestão do risco de crédito da Distribuidora e uma redução significativa dos custos e encargos dos Pontos de Venda com as antigas Garantias Bancárias; ou, já em 2007, o lançamento do maior projeto de marketing relacional lançado em Portugal por uma Distribuidora de Publicações (denominado de “Quiosque dos Milhões”), são apenas alguns desses projetos de grande alcance.

Com o aumento da complexidade do negócio, e com a perspetiva de continuamente acrescentar cada vez mais valor ao serviço prestado aos seus Clientes e ao retorno dos seus Acionistas, a Vasp diversificou o âmbito da sua atividade, mantendo sempre como Core Business o Mundo das Publicações.

Em 2006 foi lançada a Vasp Premium, nova unidade de negócio especializada na Gestão de Assinaturas e ações de Marketing Direto, que rapidamente atingiu a liderança do mercado na prestação destes serviços. Já em 2007, esta nova unidade de negócio conheceu um novo passo no seu desenvolvimento, ao obter junto da ANACOM (autoridade portuguesa para a área das Telecomunicações e Correios) uma licença para o exercício da atividade postal nacional e internacional.

Ainda em 2007, nasceram mais duas unidades de negócio: a TMK – Soluções de Trademarketing, especializada no desenvolvimento de projetos de promoção e desenvolvimento de vendas nos canais de vendas de publicações - e a DPS – Digital Printing Services, especializada na impressão digital de jornais e de documentos transacionais.

Mais tarde, em outubro de 2011, surgiu a Vasp Expresso, empresa que opera na área da distribuição Expresso e que, atualmente, já garante a cobertura do território nacional com base na maior rede de plataformas logísticas existente em Portugal e disponibiliza serviços vantajosos e inovadores aos seus clientes e parceiros.

A Vasp está no séc. XXI reforçada pelo sucesso das últimas três décadas e pronta para continuar a cumprir os desí¬gnios dos seus fundadores, promovendo o sucesso de projetos editoriais de qualidade e garantindo o acesso do público e a satisfação das suas necessidades neste domínio.

     Imprimir   Voltar  Topo
PT Sistemas de Informação
Copyright @2008 Vasp Todos os direitos reservados